Em comemoração aos 21 anos da Wanax Telecomunicações, realizamos mais uma entrevista com o engenheiro Ulisses Costa, diretor da Wanax, agora para trazer uma atualização dos diversos processos de redução do aluguel do uso dos postes em todo o Brasil.
PERGUNTA: Vamos começar “do começo”. A Wanax é uma empresa de consultoria técnica voltada para o registro junto ao Crea e projetos de uso compartilhado de postes. Então, em qual momento e por que motivo começou a se envolver com a redução do aluguel dos postes?
ULISSES COSTA: Bom começarmos a entrevista com essa pauta. Por volta do ano de 2013, quando começou a ficar mais visível a existência dos provedores, as Concessionárias de Energia Elétrica não só passaram a realizar fiscalizações mais intensas como a impor valores altos no aluguel dos postes. Chegou um momento que os provedores preferiam permanecer clandestinos do que ter que pagar valores que colocavam em risco a saúde financeira deles.
Conhecendo de perto essa realidade, comecei a estudar toda a legislação, participando, inclusive de debates e reuniões públicas na Anatel e na Aneel. Ciente do direito de livre negociação, trouxe a pauta para o Ministério Público e o Conselho Federal da OAB em Brasília, onde recebi importantes orientações para ter provas robustas da existência de preços reduzidos para as chamadas “grandes operadoras”.
